Modalidade: Gravado
MEDIÇÃO DE VAZÃO
OBJETIVO
Este curso tem como objetivo apresentar aos participantes as origens, conceitos básicos e os principais aspectos técnicos e econômicos da medição de vazão a serem consideradas para projetos e sua implantação em plantas industriais e a aplicação dos instrumentos e dispositivos sensores e noções básicas das malhas de controle.
PÚBLICO ALVO
O curso destina-se a profissionais de nível médio, técnico ou superior ligados as áreas da instrumentação, automação, manutenção, projetos, operação, relativos à medição e controle de vazão.
RESULTADOS ESPERADOS
.
Ao final do curso o aluno deverá entender o funcionamento da tecnologia de medição, avaliar e selecionar, especificar e aplicar os principais tipos de sensores, medidores e transmissores e os acessórios apropriados, as normas e os requisitos para implantação de medição de vazão, terá noções básicas sobre os principais medidores do mercado de instrumentação de medição de vazão.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução à Instrumentação
Medição de Vazão:
-
Introdução,
-
Definições,
-
Conceitos físicos e
-
Tipos de escoamento
Tubulações Industriais:
-
Escoamento de gases,
-
Vapores, ar comprimido e gases combustíveis,
-
Bombas
Medidores de vazão:
-
Tipos e características,
-
Medidores por perda de carga variável
-
Tubo Pitot, Annubar,
-
Tubo Venturi,
-
Tubo de Dall,
-
Placa de orifício, tipos de placas e tipos de tomadas,
-
Dimensionamento de placa de orifício,
-
Fórmulas de cálculos (líquido, gás, vapor),
-
Bocal de vazão,
-
Transmissores de pressão diferencial,
-
Extrator de raiz quadrada, integrador,
-
Precisão,
-
Meter run,
-
Rotâmetros,
-
Medidores de deslocamento positivo
-
Disco mutante,
-
Medidores rotativos,
-
Turbina, etc..,
-
Medidores especiais
-
Eletromagnético,
-
Ultrassom,
-
Vórtex;
-
Medição em canal aberto,
-
Medição em esteiras transportadoras),
-
Medidor mássico Coriolis,
-
Seeção de medidores, critérios de instalação.
-
Invólucros: graus de proteção e tipos de proteção para atmosferas explosivas
Normas aplicáveis em instrumentação
Simbologia de instrumentação (Norma ISA 5.1)
Folhas de dados de processo: definições e terminologia, folhas de vazão
Referências bibliográficas
METODOLOGIA
Recursos Adicionais:
-
Exercícios – Ao final de cada modulo.
-
Material didático: apostila em PDF
-
Apostila em PDF
-
Encerramento do curso
-
Prova final;
-
Certificado digital em conformidade com o decreto 5.154 de 23 de julho 2004.
CARGA HORÁRIA
16 Horas Aula
PROFESSOR
Antonio Mazzuco – Engenheiro de Instrumentação, Automação e Segurança do Trabalho, MBA em Gestão Empresarial (FGV), Engenheiro Eletricista Eletrônico pela FEI. Carreira industrial em empresa química multinacional de grande porte. 30 anos de experiência em manutenção, projetos e engenharia, montagens, testes, comissionamento, start-up e operação assistida de sistemas de instrumentação, automação (CLP, SDCD, SCADA, SIS), elétrica, segurança de processo e do trabalho de plantas químicas. Gerente Técnico de Engenharia de Automação e Elétrica, na Engenharia América Latina. Especialista em Segurança de Processo, Confiabilidade, Sistemas Instrumentados de Segurança (SIS) e Avaliação de Nível de Integridade de Segurança (SIL), NR-12 Segurança no trabalho com máquinas e equipamentos, CMSE® Certified Machinery Safety Expert (TÜV Nord). Consultor independente na AMF Consultoria em Engenharia, Automação e Segurança do Trabalho e consultor especialista na DNV-GL.
COORDENADOR
Marcílio Antônio Viana Pongitori – Mestrado em Engenharia Mecânica pela Unicamp 2016, Engenheiro Químico pela Universidade Mackenzie 1981, Técnico Nuclear pelo IPEN 1976, participou de vários cursos em Instrumentação e Sistemas de Automação. Atualmente é Diretor da Dynamis Automação e Cursos Ltda., prestando consultoria em projetos e treinamentos em automação. Atuou como Professor da cadeira de Automação das Faculdades Integradas Einstein de Limeira – Fiel. Exerceu os cargos de engenheiro, gerente e diretor atuando em projetos de automação de processos industriais em empresas como: EPC Automação, Total Engenharia, CTMain Engenheiros, Atan Accenture, Siemens, Chemtech, Honneywell, Foxboro Brasileira de Instrumentação (atual Schneider Electric), Yokogawa e Promon Eletrônica.
Desenvolve atividades como voluntário na ISA – International Society of Automation desde 1989. Como Membro Sênior atualmente é o Student Section Liaison do Distrito 4 e Diretor de Treinamento 2018/19 da ISA Campinas Section.
INVESTIMENTO
Valor por aluno
Sob consulta, e-mail: cursos@dynamiscursos.com.br